Alunos da Área Técnica visitam propriedade rural

Terça-Feira, 02 de Abril de 2019.

Alunos e professores do Curso Técnico em Agronegócio, do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, estiveram na propriedade do Senhor Luís Zeni e de seu filho Rodrigo, localizada no município de Lagoa dos Três Cantos, no dia 1° de abril.

O objetivo da visita foi de proporcionar aos alunos um momento de troca de conhecimento, fora do espaço escolar, aliando teoria e prática.

Na ocasião, Zeni relatou algumas de suas experiências voltadas à agricultura, reforçando que é preciso planejamento e muito trabalho para obter resultados positivos. Também salientou a importância da busca por conhecimento, de cursos e formações técnicas relacionadas ao meio rural.

A principal atividade da propriedade é a suinocultura, comercializados no mercado nacional e no mercado russo. Com a ampliação do número de suínos foi necessário a instalação de biodigestores para tratar os dejetos dos animais, resolvendo o problema de poluição, e também gerando o composto orgânico, o qual é utilizado na formação de pastagens.

Outra atividade da propriedade é a criação de gado de corte da raça Braford, a qual se destaca pela excelente qualidade de carne e carcaça pesada. Zeni salienta que, para garantir maior produtividade é fundamental definir um manejo correto e uma pastagem de qualidade.

A área reservada para a bovinocultura está dividida em 12 piquetes de dois hectares cada, formada pela grama Tifton, comportando cerca de 75 bovinos. Forrageira resistente ao pisoteio, apresentando elevado índice de proteínas e adequada na produção de feno.

A produção de bovinos no sistema rotacional a pasto é uma opção mais simples e econômica, diferente do sistema de confinamento, pois o custo com suplementação e ração é bem menor, no caso desta propriedade torna-se praticamente inexistente.

Além da suinocultura e bovinocultura, os proprietários estão investindo na criação de ovinos Dorper, pois acreditam que que há um bom mercado para esse tipo de carne.

« Voltar