Formação sobre Mecanização Agrícola

  • Formação sobre Mecanização Agrícola

Segunda-Feira, 16 de Março de 2020.

De 10 a 13 de março, a professora, Stefani Barbosa participou de um curso de formação e qualificação sobre tecnologia, na Stara, em Não- Me-Toque.

A parceria firmada entre a empresa Stara e a SUEPRO é de grande importância para qualificação do ensino técnico da rede estadual.

Segundo a professora, Stefani Barbosa, durante esses quatro dias de treinamento foi possível aperfeiçoar o conhecimento em relação à tecnologia, agricultura de precisão, equipamentos para correção de solo, plantio e pulverização; destacando as seguintes informações:

Semeadoras com sistema de distribuição pneumática - servem para melhorar a qualidade e uniformidade das sementes no sulco de plantio. Alguns modelos apresentam compartimento para aplicação de fertilizantes em taxa variável, outros modelos fabricados com caixa só para sementes. Uma das inovações na linha de semeadoras é a substituição do pinheirinho de engrenagens para regular a densidade de semeadura e a taxa de adubo (kg/há) por um sistema elétrico acoplado ao controlar TOPPER, que possui outras funcionalidades no seu software.

Véris - auxilia na Agricultura de Precisão, realizando medições da condutividade elétrica do solo e gerando mapas da área. A condutividade no solo varia em função da disponibilidade de nutrientes, CTC, textura, nível de compactação, etc.

Distribuidores a lanço para aplicação de corretivos no solo – destaca-se os modelos Hércules de arrasto ou em caminhões. Twister e Tornado distribuidores de sementes miúdas a lanço com acionamento hidráulico. Brutus distribuidor de corretivos por gravidade. Todos podendo ser comandados pelo TOPPER.

Autopropelidos - com uma, duas ou três funções apresentam distribuição de fertilizantes a lanço, pulverização de defensivos agrícolas e distribuição por um sistema pneumático de sementes miúdas (aveia, azevém, nabo, ervilhaca, entre outras), dependendo o modelo é que se ajusta as funcionalidades. Todos os autopropelidos são comandados pelo TOPPER. Pulverizadores de arrasto e hidráulico com a opção de controlar.

TOPPER é um equipamento digital que possui diversas funcionalidades, um hardware e um software. Funciona como GPS; piloto automático; na parte de semeadura controla o fluxo de distribuição de sementes e adubos, permite realizar diferentes regulagens com precisão, possibilita o desligamento de linhas evitando o transpasse reduzindo gasto com sementes; na parte de distribuição garante uniformidade na quantidade de sementes, controla o fluxo de distribuição de corretivos e fertilizantes; pulverização controla a vazão durante a aplicação dos produtos químicos, direciona os rastros, permite o desligamento bico a bico e por seções para evitar sobreposição de área aplicada aumentando gasto com produtos e fitotoxicidade as plantas.

Cada propriedade possui um nível de tecnologia, buscando produzir com qualidade e sustentabilidade, a agricultura de precisão só vem a somar no sucesso das práticas agrícolas. Dessa forma, é fundamental estar atento ao mercado agrícola, e também o que pode ser utilizado nas pequenas, médias e grandes propriedades, assim, auxiliando o produtor na tomada de decisões e contribuindo para uma agricultura de qualidade.

« Voltar