Aula Aberta: O papel da governança na gestão pública: desafios e possibilidades

  • Aula Aberta: O papel da governança na gestão pública: desafios e possibilidades

Quinta-Feira, 01 de Abril de 2021.

Na quarta-feira, 31 de março, aconteceu a primeira Aula Aberta, dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Contabilidade, do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, com a temática "O papel da governança na gestão pública: desafios e possibilidades".

O evento foi transmitido no Canal do You Tube do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada e contou com a participação do Prefeito Municipal de Espumoso, Senhor Douglas Fontana, debatedora a professora Jackelini Adriani Vizzotto Bertoldi e mediadora a professora Patrícia Stafforti.

Douglas Fontana aos 24 anos, foi eleito vereador, onde atuou como legislador durante quatro anos. Foi presidente da Câmara de Vereadores em 2010, assumindo a função de prefeito em exercício neste mesmo ano.

Em 2016, elegeu-se prefeito de Espumoso, assumindo a administração municipal, empenhando-se para o desenvolvimento de Espumoso. Com uma visão inovadora, em 2020 foi reeleito para dar continuidade ao seu trabalho. Apesar de jovem, a política já lhe proporcionou muitas experiências, principalmente, nesse momento de pandemia.

Inicialmente, Fontana destacou a prática do diálogo como um dos aspectos principais para a sociedade. Dialogar qualifica a capacidade humana, proporciona a construção do conhecimento e contribui para participação cidadã. Os diversos segmentos da sociedade precisam estar em diálogo, para em conjunto refletir, analisar e rever suas ações, seus erros e acertos.

O atual cenário exige um olhar ainda mais cuidadoso, ‘’ pois estamos em tempos de pandemia, uma doença que mata, deixa sequelas, cicatrizes.’’ Um cenário de muitas incertezas e desafios em que o gestor precisa ouvir a Ciência, os profissionais de saúde, analisar os dados estatísticos e as orientações da Organização Mundial de Saúde, a fim de tomar decisões responsáveis, fundamentadas na pesquisa e na legislação.

Relatou os investimentos realizados em compras de equipamentos, abertura de leitos, contratação de profissionais na área da saúde, bem como as ações diárias para prevenção contra o novo coronavírus desde março de 2020. Também ressaltou a preocupação com a indústria, comércio e a prestação de serviços, pois a imprevisibilidade do cenário aliada a redução de faturamento dificulta a saúde econômica desses setores.

Contexto que exige a reestruturação do planejamento, trabalho em equipe e muita análise. Diante disso, o papel da governança, da governabilidade e da gestão pública se reforçam, ainda mais, pois a aplicabilidade desses termos, possibilita uma gestão eficiente e humana em prol das demandas da população.

Conforme decreto 9.203/2017, governança é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Já, a gestão pública é um processo de administração, a qual tem por função planejar, buscar recursos, investir e executar as ações. Douglas, ainda complementa que a gestão deve estar voltada a investimentos no ser humano, na qualificação profissional, no controle dos recursos, na busca por projetos sustentáveis e na eficiência do trabalho.

Momento riquíssimo de reflexões, análises e aprofundamento de conceitos relacionados à gestão, em que professores, alunos e comunidade em geral tiveram a oportunidade de discutir, questionar debater, enfim realizar a prática de diálogo.

« Voltar