Lançamento da Mostra do Conhecimento 2021

  • Lançamento da Mostra do Conhecimento 2021

Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021.

Com a temática "Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", o Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada realizou o lançamento da Mostra do Conhecimento 2021, na última terça-feira, 20 de abril.

A transmissão da live aconteceu pelo Canal do You Tube da escola, com participação da pesquisadora Luciana Londero Brandli, a qual possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós doutorado na Hamburg University of Applied Sciences.

Luciana também atua no conselho editorial de várias revistas, possui mais de 300 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos. Seus interesses de pesquisa incluem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Educação para a Sustentabilidade e Cidades Sustentáveis. Atualmente, está realizando o projeto internacional Transforming Universities for the Climate Change, envolvendo o Reino Unido, Quênia, Moçambique e Ilha Fiji.

A Agenda 2030 é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe um pacto global entre 193 países, em prol do desenvolvimento sustentável, apresenta 17 objetivos e 169 metas. Essa iniciativa ganhou força, em setembro de 2015, em razão dos indicadores pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações.

Cada objetivo e suas respectivas metas são fundamentais para a viabilidade de uma sociedade sustentável, englobando a área social, ambiental, econômica e institucional.

Os países membros da ONU que assinaram essa agenda têm o compromisso, na medida do possível, de alcançarem até 2030, os seguintes objetivos: Erradicação da pobreza; Fome Zero; Boa saúde e bem-estar; Educação e qualidade; Igualdade de gênero; Água limpa e saneamento; Energia acessível e limpa; Emprego digno e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Combate às alterações climáticas; Vida debaixo d’água; Vida sobre a Terra; Paz, justiça e instituições fortes; Parcerias e meios de implementação.

Esses objetivos se aplicam de forma universal, envolvendo todos os setores da sociedade. Empresas, escolas, organizações, todos são desafiados a participarem desse processo de transformação.

A pesquisadora, Luciana Londero Brandli, destacou que uma das principais tarefas que a Agenda 2030 coloca às escolas é de descobrir formas de atuação que transformem os alunos em agentes de mudança, a fim de contribuir para um mundo melhor e mais saudável. Essas mudanças podem começar com simples hábitos sustentáveis, como por exemplo, separação e reciclagem do lixo, reutilização da água ou aproveitamento de água das chuvas, ou, até mesmo, planejamento e implementação de uma horta escolar. Exemplos simples que possibilitam várias reflexões sobre os ODS.

A educação é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que estimula o protagonismo de todos os outros ODS, ressaltou a pesquisadora.

Nesta perspectiva, o Instituto Imaculada através da Mostra do Conhecimento possibilita estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Busca promover o aprofundamento e a consolidação dos conhecimentos da Agenda 2030 de forma interdisciplinar. E, prepara os alunos a enfrentarem com mais criatividade problemas e desafios, estabelecendo conexões e cooperações com os demais agentes do processo.

O incentivo à pesquisa e prática científica, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem como propósito formar cidadãos mais humanos que possam cuidar de si, do outro e do mundo.

« Voltar