Educação e Saúde: os caminhos do SUS na escola

  • Educação e Saúde: os caminhos do SUS na escola

Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021.

Na quarta-feira, 15 de setembro, alunos do Ensino Médio, do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, juntamente com a participação on-line dos alunos da Escola Maurício Cardoso de Soledade, participaram de uma live sobre ‘’ Educação e Saúde: os caminhos do SUS na Escola’’.

A live ministrada pelo Professor Dr. Camilo Darsie, atualmente, Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no Curso de Medicina da UNISC, vem ao encontro das habilidades desenvolvidas no Percurso Formativo de Saúde.

Na ocasião, Camilo Darsie resgatou aspectos marcantes da história do SUS, seus princípios e diretrizes. Também ressaltou que o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, em que realiza desde simples atendimento para avaliação da pressão arterial, até transplante de órgãos.

Entre as ações que marcaram a história do Sistema único de Saúde, citou o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, no início da década de 1970, que tinha por finalidade a melhoria das condições de vida da população. Luta que resultou na realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, permitindo a participação da sociedade civil no processo de construção de novas metas, com vistas à saúde como direito de todos e dever do Estado.

Após essa conferência, as principais resoluções foram confirmadas pela Constituição Federal promulgada em 1988, conforme Art. 196: ‘’A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.’’

Darsie reforçou que as Políticas Públicas Brasileiras não são obras assistencialistas, e sim, direito da população. Independentemente de classe social o SUS é um direito de todos os brasileiros.

Desde sua criação, o SUS segue princípios fundamentais que

obedecem às diretrizes da Constituição Federal de 1988:

1.Universalidade: visa garantir o acesso de todos à saúde, de forma gratuita, sem distinções ou restrições;

2.Integralidade: amplia a abrangência do conceito de saúde para garantir ações preventivas e de tratamento em qualquer nível de complexidade;

3.Equidade: defende por meio de políticas públicas, que canalizem maior atenção aos mais necessitados, ações para a promoção da justiça social,

4.Descentralização: ações de saúde geridas pelos municípios, com autonomia financeira e responsabilidades sobre os recursos financeiros, cabendo aos gestores o estabelecimento de parcerias, atribuições entre as esferas de Governo;

5.Direito da Participação Social: população de forma democrática participa dos processos decisórios, por meio de fiscalização e desenvolvimento das políticas de saúde.

O SUS é uma conquista popular em permanente processo de construção e aperfeiçoamento, que contempla a maioria da população através de seus serviços.

A pandemia Covid-19 mostrou a importância do papel do SUS à população. A organização de hospitais de campanha, o treinamento de profissionais para atuação na linha de frente, expansão de leitos e compras de recursos como respiradores, de forma rápida, mostraram a flexibilidade e rápida adaptação do Sistema Único de Saúde.

Momento de interação e discussão que possibilitou esclarecimentos sobre o papel, responsabilidade e importância do desse Sistema de Saúde à população.

« Voltar