Instituto Imaculada realiza homenagem ao patrono da biblioteca

  • Instituto Imaculada realiza homenagem ao patrono da biblioteca

Terça-Feira, 22 de Março de 2022.

O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, da cidade de Tapera, realizou uma homenagem ao patrono da biblioteca da escola, Athanásio Orth, nessa quinta-feira (17/03), às 15h30min. O evento teve a participação do ex-prefeito da cidade, Irineu Orth e Maria Lizete Orth, ambos irmãos do patrono homenageado pelo Instituto, acompanhados da Secretária Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Maria Regina Bósio Salvadori, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Márcio Paulus e por Luis Guilherme Roethig, representando o executivo municipal.

Athanásio Orth foi filósofo e professor que atuou na escola Imaculada a partir de 1975. Ele coordenava as Gincanas Culturais, onde alunos que se inscreviam, recebiam perguntas de conhecimentos gerais, assessorados por professores de diversas áreas de conhecimento. As gincanas ocorriam durante os sábados à tarde e os alunos pagavam um valor para se inscreverem. O grupo vencedor recebia uma quantidade de todo o dinheiro arrecadado, enquanto o restante era investido em livros para a construção da Biblioteca. O intelectual foi sequestrado e preso na Ilha das Pedras durante a ditadura militar, por ser oposição ao governo e militante.

A professora Maria Sirlei, colega de aula do professor Athanásio Orth, lembrou durante a homenagem que ele tinha a meta de criar uma feira do livro em Passo Fundo, cidade onde era professor universitário. O filósofo tinha o objetivo de reestruturar a educação, mas faleceu em 1978 em um acidente de carro, assim como sua esposa e filho.

O evento teve também a participação dos alunos do ensino fundamental e médio, bem como a dos professores e toda a direção da escola. Depois do evento, os convidados foram levados até a Biblioteca, onde foi realizada uma confraternização.

« Voltar