Professores do Instituto Imaculada participam de Formação Continuada

  • Professores do Instituto Imaculada participam de Formação Continuada

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022.

Nos dias 18 e 19 de maio, a diretora do Instituto Imaculada, professora Luciana Schimidt Rizzi; a professora dos Cursos Técnicos, Estelamari Vogel Elwanger;  e vice-diretora Cristiane Comin participaram de uma formação sobre ‘’Pesquisa como ferramenta pedagógica’’.

A formação foi organizada pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos em Ensino Agrícola (Agptea) em parceria com a Fundação Liberato, de Novo Hamburgo (RS), dentro da programação da Fenasul Expoleite, em Esteio.

As atividades tiveram início na manhã de quarta-feira (18) com a fala do presidente da Agptea, Fritz Roloff, o qual salientou a necessidade da realização do evento para discutir a pesquisa em sala de aula.

Na sequência, ainda pela parte da manhã, a professora da Fundação Liberato, Sandra de Oliveira, com doutorado em Educação reforçou a importância da prática da pesquisa na formação do aluno como ferramenta pedagógica e relatou experiências no decorrer de sua docência. Durante à tarde, o professor André Luiz Viegas, mestre em Educação em Ciências, continuou à formação, apresentando exemplos de projetos na área da alimentação, bem como socialização de projetos realizado por alunos em todos os níveis de formação.

A programação seguiu na quinta- feira(19) com a professora Dalva Inês de Souza, doutoranda em Engenharia, ênfase em Ciências dos Materiais e mestrado em Engenharia Ambiental, a qual trabalhou todos os passos da pesquisa científica, descrevendo a organização de um plano/projeto e relatório.

A curso teve como objetivos: oferecer aos professores uma formação continuada em metodologia de pesquisa e desenvolvimento de projetos; bem como valorizar a aprendizagem significativa por meio da pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento.

« Voltar