Segundo encontro sobre hortas urbanas

  • Segundo encontro sobre hortas urbanas

Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2022.

Na manhã de sábado,12 de novembro, aconteceu a segunda aula sobre Hortas Urbanas no Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, curso desenvolvido através do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica em parceria com a Superintendência da Educação Profissional; Secretaria da Educação; Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda; e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS).

Neste segundo encontro os alunos estudaram o processo de classificação de hortaliças, planejamento e instalação de uma horta, qualidade e quantidade de água, topografia do terreno, demarcação de canteiros, fertilidade do solo, tomada de decisão e manutenção dos sistemas de produção das hortaliças.

Após a análise dos conceitos, aplicou-se a teoria na prática, momento em que os alunos fizeram a demarcação dos canteiros na estufa da escola e o plantio de mudas, seguindo as orientações dos professores Fábio Cecon e Diana Nicolini.

Ressalta-se que o primeiro encontro aconteceu na segunda-feira, 07 de novembro, durante o período da noite. Nessa primeira aula foi apresentado a estrutura do curso e conteúdos a serem desenvolvidos, bem como uma prática no Laboratório de Ciências, onde os participantes realizaram o plantio de temperos em garrafas Pet.

O Curso Hortas Urbanas tem por objetivo planejar e executar atividades de produção em pequenos espaços como casas e apartamentos, ou ainda, em terrenos e estufas agrícolas.

« Voltar