Alunos do Curso Técnico em Agronegócio visitam fábrica derRação da Cotrisoja

  • Alunos do Curso Técnico em Agronegócio visitam fábrica derRação da Cotrisoja

Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022.

Na terça-feira, 22 de novembro, um grupo de alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada esteve na Fábrica de Ração da Cooperativa Tritícola Taperense Ltda – COTRISOJA. Os alunos foram acompanhados pelo professor Luís Carlos Rizzi e a professora Diana Nicolini, responsáveis pela organização e coordenação da visita técnica.

Os alunos, durante a visita, observaram questões relacionadas à organização do Plano de Controle da Produção – PCP; planejamento e controle de estoque; previsão de demanda e projeção da quantidade de ração necessária a cada mês. Além do uso de ferramentas como a Curva ABC, LEC e Ponto de pedido.

Com relação as ferramentas, é importante destacar que a curva ABC está relacionada a organização e a distribuição das diferentes mercadorias dentro do armazém a partir de sua relevância para a empresa, de seu valor e sua rotatividade. A LEC, trata-se do modelo de Lote Econômico, ou seja, ponto de equilíbrio entre o custo e estocagem e o custo do pedido; modelo matemático que permite calcular a quantidade necessária para a reposição de estoque, tendo como base o custo mínimo de estocagem para o período determinado. Por último o ponto de pedido, também abordado nos questionamentos, deve-se ao momento exato de repor o estoque, não deixando de atender às demandas dos clientes. Sendo essas, algumas das ferramentas fundamentais para a gestão e lucratividade da empresa.

Conforme Henrique Forgearini Mota, gerente da Fábrica de Ração da Cotrisoja, a tecnologia é de total relevância para a minimização dos custos, bem como a garantia da eficiência e agilidade. Salientou ainda a dificuldade de encontrar profissionais para atuar no setor.

Com base nos conceitos estudados em sala de aula, bem como nas observações e análises realizadas na Fábrica de Ração, verifica-se que o Plano de Controle da Produção - PCP tem por objetivo auxiliar o gerenciamento do processo de produção através do uso de ferramentas de gestão, planejamento e controle de todos os recursos.

Ressaltamos a importância das visitas técnicas, a fim de oportunizar aos estudantes a utilização de tempos e espaços para integração entre teoria e prática, complementando assim, o processo ensino-aprendizagem.

« Voltar